3 dicas de ouro para obter alta performance em vendas!!

Por Fábio Figueiredo.

Olá VENDEDORES EXTRAORDINÁRIOS, tudo bem com vocês?

Se você está no nosso blog, disposto a investir parte do seu tempo para ler esse nosso conteúdo, antes de mais nada, GRATIDÃO por ter chegado até aqui. Aproveite essa jornada junto conosco, seja muito bem-vindo.

Quem aqui quer ser verdadeiramente um vendedor de alta performance, um vendedor extraordinário?

E como então podemos ser um vendedor de alta performance, um vendedor extraordinário?

Recentemente estava vendo um vídeo do Murilo Gun e resolvi trazer uma das reflexões propostas por ele para o VENDAS SEM PRESSÃO, até porque tem tudo a ver com vendas e com o tema proposta de hoje. Mas guardem essa informação para daqui a pouco, já vamos utilizá-la.

Bom, mas seguindo aqui com nosso tema de hoje, muito já falamos sobre alta performance, sobre sermos vendedores extraordinários, sobre como obter resultados extraordinários, mas quero aqui deixar 3 dicas para que verdadeiramente vocês obtenham resultados extraordinários.

As duas primeiras são a base deste tripé.

  1. Desenvolva habilidades técnicas.

Aqui, dentro deste contexto está inserido todos os conhecimentos necessários, do ponto de vista técnico de vendas que te ajudem a vender mais e melhor, que te ajude a obter resultados. Estamos falando por exemplo, em:

Técnicas de Vendas: Já falamos anteriormente que vender não é um dom. Ok, algumas pessoas realmente possuem mais facilidade, mas vender é parte de um processo de conhecimento, de treinamento, de desenvolvimento pessoal, assim como medicina ou direito por exemplo.

Conhecimento do produto ou serviço: Quanto mais conhecemos o produto ou serviço que vendemos, mais podemos entender de que forma nossos produtos e serviços ajudam nossos clientes resolvendo suas dores mais profundas de negócios. Muitos vendedores têm dificuldades ou resistências em aprofundar o conhecimento sobre o produto ou serviço, mas sem dúvida quanto mais conhecemos, melhor é a nossa abordagem e assertividade, melhor é o nosso discurso, melhor são nossos resultados.

Conhecimento do Mercado: Conhecer o mercado onde estamos inseridos, conhecer nossos concorrentes, saber como estamos posicionados ou como nossos clientes se posicionam, seja em relação a proposta de valor, seja em relação a análise de pontos fortes e fracos, enfim, conhecimento.

Conhecimento Acadêmico: Claro, também importante. Se vende b2b, conhecer de negócios, de mercado, de marketing, apoiam sua base de conhecimento e geram melhores resultados

  • Habilidades Comportamentais:

Sem dúvidas, os melhores vendedores, aqueles que entregam resultados consistentes e permanentes, além de todas as habilidades técnicas descritas acima, possuem um conjunto de habilidades comportamentais que fazem dele um profissional capaz de entregar resultados.

Não se iludam, vendas é pressão, não tem jeito, aliás por isso o nome do nosso projeto de vendas sem pressão, pois o ambiente de vendas por si só é pressão. Alguns ambientes de vendas, além da pressão por resultados, da pressão pelo atingimento das metas, podem ser bastante hostis. Em que sentido? “Chefes” que não sabem cobrar, que não conseguem tirar o melhor de cada membro do time, aliás, chefes que não sabem liderar um time. Que cobram de forma equivocada, que expõe a equipe, enfim. Ou áreas de vendas onde os vendedores não trabalham em equipe, onde um “ferra” o outro, enfim.

Então ter inteligência emocional para suportar a pressão de vendas, é uma habilidade que não é opcional, ou tem ou não tem.

E como dito anteriormente, vendedores de alta performance possuem comportamentos e hábitos que os impulsionam a obterem resultados consistentes. Dentre eles podemos destacar, ser resiliente, ter foco, ser organizado, ser estratégico (pensar fora da caixa),  não procrastinar, trabalhar bem em equipe e gostar de ganhar dinheiro (vejam o vídeo que falamos em detalhes sobre os 7 hábitos dos vendedores extraordinários)

Motivação

Bom, este item eu quis deixar separado tamanha a importância que ela tem para atingimento de resultados extraordinários. Sem dúvida, nós seres humanos, somos a máquina mais complexa já fabricada. E se pegarmos uma parte especifica que é o nosso cérebro, danou-se de vez.  A neurociência explica (e não sou neurocientista) por isso vou apenas contextualizar, mas a neurociência explica que sentimentos bons, geram eventos cerebrais que disparam uma série de processos, hormônios, etc, que te trazem uma sensação positiva de bem estar e que te fazem produzir mais e melhor, gerando melhores resultados, e o contrário, sentimentos ruins, trazem o inverso. Então pensamentos positivos, geram resultados mais positivos, pensamentos negativos, geram resultados negativos, simples assim. Quem aqui já passou por aquela fase da “uruca”. Que nada da certo, que uma coisa ruim puxa outra e você não entende o que acontece? Eu já. Algumas vezes.

Por isso, motivação, estar motivado é tão importante para realmente conseguir gerar resultados extraordinários. Por mais que passemos dificuldades, por mais que a coisa não ande boa, por mais que a empresa ou seus lideres não te motivem, não te incentivem, porque eles também deveriam ter essa função, a função de criar um ambiente positivo e favorável para geração de resultados positivos, desenvolvam a habilidade e a capacidade de se auto motivar. O que te motiva? Pergunte isso sempre para você mesmo? O QUE ME MOTIVA? Desenvolva gatilhos mentais que te remetam ao que te motiva. Nada me motiva mais do que a minha família por exemplo. O que te motiva?

E para finalizar, onde entra o Murilo Gun nessa história toda? (acharam que ia esquecer?) Bom, aqui vou deixar o link do video completo (https://youtu.be/WauIURFTpEc), mas a reflexão pinçada para o tema de hoje, é que ele falava sobre a velocidade do mundo que vivemos hoje. Vivemos a era da informação, em uma velocidade absurda, e a constatação é que se a gente não acompanha essa velocidade, sendo mais rápido ou minimamente igual, nós estamos literalmente involuindo, forte isso né? NÃO PODEMOS PARAR DE APRENDER, NUNCA. Portanto devemos eleger curadores, pessoas, sites, blogs que compartilham conteúdo, que compartilham conhecimento, nas nossas áreas de interesse, de forma a não nos deixar parar e mantermos no nível de evolução continuamente. Além disso, o mais importante hoje não é ter todo o conhecimento do mundo, pelo menos não o acadêmico, pois ele está disponível em abundancia para todos acessarmos (exemplo google, youtube), mas é desenvolvermos habilidades, competências, e ai usou a analogia do cinto do batman. Para quem não sabe o batman é o único super herói que não tem um super poder, ao invés disso, ele tem o seu cinto de utilidades, com uma série de ferramentas úteis. Trazendo pra cá de novo, nosso cinto do batman deve conter uma série de habilidades necessárias para a nossa sobrevivência neste mundo veloz que vivemos. Foco no desenvolvimento das habilidades e competências. BINGO, tá ai o link com tudo que falamos hoje.

E mais do que isso, reforça o nosso propósito de compartilhar conteúdo e experiencias, o vendas sem pressão a partir de agora se propõe a ser curador de todos vocês vendedores extraordinários.

BOAS VENDAS e VQV.

#gratidão

#vendassempressão #correntedobemdevendas