Por Fábio Figueiredo
Olá VENDEDORES EXTRAORDINÁRIOS, tudo bem com vocês?
Se você está no nosso blog, disposto a investir parte do seu tempo para ler nosso conteúdo, antes de mais nada, GRATIDÃO por ter chegado até aqui. Aproveite essa jornada junto conosco, seja muito bem-vindo.
Para o post de hoje, resolvi trazer um tema para REFLEXÃO que assombra muitos profissionais de vendas em diferentes momentos da sua carreira e do seu desenvolvimento profissional. São muitos os mitos em vendas, mas tem um QUE NA MINHA OPINIÃO é o maior de todos. “VENDER É UM DOM? ”.
E você o que acha? Vender é um dom?
Quantas e quantas vezes, nos mais variados meios da sociedade ou do mundo corporativo vocês já ouviram pessoas dizendo, ou vocês mesmos se pegaram dizendo que “vender é um dom”. Nossa, olha só o “Fábio Figueiredo” que vendedor extraordinário, isso é um dom. Ou você se pegou dizendo “eu jamais conseguiria vender nada para ninguém”
Você realmente acredita mesmo que vender é um dom?
A minha resposta baseada em fatos reais é NÃO, NÃO, NÃO, CLARO QUE NÃO. Eu verdadeiramente acredito que NÃO.
Evidentemente, algumas pessoas nascem com o dom. O dom da palavra, da comunicação, o dom de curar, o dom de ajudar, ou dom de vender. Evidente que sim.
Mas aí eu me pergunto, será que todos os vendedores do mundo têm o dom de vender? E a resposta é uma só: Claro que não. Vamos fazer um exercício de pensar, de raciocinar, traçando um rápido paralelo, pode ser?
Advogados por exemplo. Todos os advogados do mundo nasceram com o dom para serem advogados? Todos nasceram com o talento de argumentar, persuadir, perguntar, etc, etc? Então, devemos acreditar que as milhares de pessoas que estudaram anos e anos a fio estão fadadas ao fracasso? CLARO QUE NÃO.
Sabe o que advogados, engenheiros, dentistas, médicos, vendedores, têm em comum? Todos, sem exceção, tiveram que estudar, estudar, aprender, aprender e aprender, MUITO. Tiveram que passar por uma trilha de capacitação ao longo da sua vida adquirindo um conjunto de habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais, não importa. Eles foram preparados para desempenhar seus papéis.
Então meus amigos e vendedores extraordinários, é MITOOOOOOO. Vender, definitivamente não é um dom. Vender é um processo de aprendizado e desenvolvimento de um conjunto de habilidades que os credenciam para vender.
Acreditem em mim.
E aqui, permitam que me use como exemplo, pois sou prova viva de alguém que não era capaz de vender nada, de que era tímido, introspectivo, que mais ouvia do que falava, que realmente acreditava NÃO SER CAPAZ DE VENDER, e que se tornou um vendedor EXTRAORDINÁRIO.
Sim, eu mesmo. Lá se vão 20 anos exercendo essa profissão com muito orgulho e respeito, mas se há 20 anos atrás alguém não tivesse tido essa conversa comigo, me contado essa verdade mais do que absoluta de que qualquer um pode ser um vendedor extraordinário desde de que esteja disposto a aprender, a se capacitar e verdadeiramente acreditar que vendas é uma profissão, como a profissão de advogado, médico ou dentista por exemplo. E hoje olhando para trás, tanto tempo depois, não posso deixar de agradecer a oportunidade e esta conversa que verdadeiramente e definitivamente permitiram que eu seja quem sou hoje. A jornada foi longa, nem tudo são flores, encontramos algumas pedras pelo caminho, mas olhando para trás, faria tudo de novo. Amo o que eu faço, amo ser o profissional de vendas que me tornei.
Gratidão eterna Ailton Pereira – OLHA ELE AQUI DE NOVO. Foi ou não foi importante?
E aqui vai minha dica querido vendedor extraordinário:
Jamais, eu disse jamais, se permita aceitar que alguém te diga que você não é capaz de fazer algo, seja lá o que for. Neste aspecto podemos dividir as pessoas em dois grupos, as treináveis e as não treináveis. As que querem aprender e se desenvolver e as que por alguma razão não se permitem aprender e se desenvolver. Então SIM, todos podemos ser vendedores extraordinários e de alta performance.
O que achou, MITO derrubado?
Deixe seu comentário.
#gratidão
Boas Vendas e VQV.