OS 7 HÁBITOS DOS VENDEDORES EXTRAORDINÁRIOS.

Por Fábio Figueiredo

Olá VENDEDORES EXTRAORDINÁRIOS, tudo bem com vocês?

Bem-vindos de volta vendedores extraordinários.

Bem-vindos de volta você que não é de vendas, mas que por algum motivo especial chegou até aqui. Antes de mais nada, GRATIDÃO por terem chegado até aqui. Aproveitem essa jornada junto conosco, sejam muito bem-vindos.

Aqui vamos desenvolver o tema: Os 7 hábitos dos vendedores extraordinários. No fim, isso é tão positivo e poderoso que acaba se revertendo em dinheiro para você. O que geralmente é bom, certo?

CERTÍSSIMO.

E aqui, só entre nós, e que ninguém leia isso, quem nesse mundo não gosta de dinheiro, não é verdade?

Antes de continuar pessoal, preciso explicar o seguinte:

Existe muito material, muita literatura, muitos treinamentos que abordam temas similares sobre hábitos e comportamentos de pessoas altamente eficazes. Tem de tudo e para todos os gostos.

Embora todo esse conteúdo esteja disponível, eu quero compartilhar com vocês algumas características e habilidades diferentes das usuais e que poucas vezes são exploradas, mas que verdadeiramente, em sua essência, transformam vendedores comuns em vendedores extraordinários.

Listei os 7 principais hábitos, na minha opinião, transformam qualquer vendedor em vendedores realmente extraordinários. Vamos que Vamos:

Gostar de Dinheiro

Vendas é uma das poucas profissões que tem muito claramente o conceito de remuneração por resultado e merecimento. Por mais que as empresas atualmente tenham planos de PLR, remuneração variável, bônus, entre outros, em vendas isso é bastante claro e objetivo. Vendedores possuem metas, e uma remuneração vinculada ao atingimento dos resultados, portanto, faz parte da função ganhar mais ou menos de acordo com o atingimento dos seus resultados. Gostar de dinheiro, significa usar isso como combustível e motivação para buscar e superar os resultados esperados. Evidente, que a ganância, o só pensar em dinheiro e os descaminhos para se alcançar o dinheiro a qualquer custo não são positivos, nem em vendas, nem em qualquer outra área da vida, mas quando usado corretamente e positivamente se torna um importante combustível de motivação.

Trabalhar em Equipe

Outro erro muito comum e bastante recorrente é os vendedores se acharem verdadeiros super-heróis. Muitas vezes, vemos vendedores excelentes, capazes de gerar resultados excelentes, permitirem que seus egos fiquem tão incontroláveis, tão maiores que eles mesmos, que não são capazes de trabalhar em equipe. A visão fica tão turva e distorcida que começam a se achar imprescindíveis para as organizações e se acharem acima do bem e do mal, causando verdadeiros tsunamis nas equipes internas e demais áreas da empresa. E muitas vezes, mesmo sendo capazes de gerar resultados fantásticos acabam sendo desligados por simplesmente não serem capazes de trabalhar em equipe.

Pois bem, vendedores extraordinários, tenham claro, muito claro, que vocês fazem parte de uma engrenagem com muitos componentes e que todos eles são parte importante dentro deste processo. E quanto melhor essa engrenagem funcionar, melhor ainda serão os seus resultados. Domem seus EGOS.

Ser Organizado

Vendedores, em geral, principalmente os que geram resultados significativos, possuem uma dificuldade enorme de se organizarem. Quando se fala então de atualizar as informações das oportunidades no CRM (teremos um tema futuramente para explorar este tema) as respostas são de que não possuem tempo para isso, que o importante é vender e não ficar na burocracia dos processos internos das organizações. Por acaso vocês já conheceram vendedores assim? Ou será que eventualmente vocês pensam desta maneira?

A má notícia vendedor, é que para sermos vendedores extraordinários, organização é um item fundamental. Vendedores desorganizados deixam de fazer atividades do dia a dia, follow ups, algo que foi combinado com o cliente e às vezes perdem o timing da venda, e sim, vendas é timing. Então vendedores, para irmos para o próximo nível, precisamos, sem dúvida nenhuma trabalhar e melhorar esta habilidade. E hoje em dia é tão mais fácil. Além dos CRM´s, existem ferramentas gratuitas como o Trello e o Wunderlist (essas ferramentas são as que eu uso), e tantos outros que podem ajudar a melhorar o nosso nível de organização e ajudar a levar o nosso resultado para o próximo nível.

Procrastinar – JAMAIS.

Essa é fácil certo? Procrastinar nunca, jamais.

Mas é do ser humano, às vezes , querer fazer depois, amanhã, semana que vem, algo que talvez vá dar um trabalhão, que seja chato, enfim. Entretanto meus amigos vendedores extraordinários, sem dúvida nenhuma, o bem mais precioso que temos hoje é o tempo. E se já dissemos que vendas é timing, procrastinar muitas vezes pode significar perder o timing da venda. E perder venda significa perder dinheiro. E não gostamos de perder dinheiro, certo?

Então vendedores extraordinários, não se permitam empurrar com a barriga aquilo que precisa ser resolvido, pelo contrário, surpreenda seu cliente, faça antes do combinado, entregue mais do que o combinado e novamente verá que os seus resultados serão ainda mais extraordinários.

Ser Estrategista

Essa é a habilidade, que talvez seja a mais difícil de ser desenvolvida, muitas vezes pela pressão dos resultados que precisamos gerar, todo mês, todo dia, então entramos num modo automático, de fazer reunião, enviar proposta, e torcer para que feche. Mas infelizmente, vendas é mais do que isso, principalmente em processos de vendas complexos, com ciclos de vendas longos.

Então, na minha opinião, esta é a habilidade que verdadeiramente leva para o próximo nível. Quando falo em estratégia, é o que eu vou fazer diferente ou o que eu vou fazer melhor, ou o que eu efetivamente preciso fazer neste meu processo comercial para que eu tenha uma chance maior de conversão. E mais, se considerarmos que cada potencial cliente é único, que cada cliente tem uma dor diferente, vocês concordam que usar sempre a mesma estratégia ou seguir sempre a mesma receita de bolo pode não ser suficiente para criar a visão de compras a seu favor. Portanto, meus amigos vendedores extraordinários, exercite, se ainda não o fazem, ter uma estratégia clara e definida do que fazer dentro de cada processo comercial que estão conduzindo.

Façam isso e vejam seus resultados e as suas taxas de conversão simplesmente aumentarem exponencialmente.

Ter Foco

Essa aparece em toda literatura disponível. É tão obvia e importante que nem devia ser mencionada neste texto, correto? Mas se é assim, porque achei importante considerá-la aqui? Simples. Porque ao longo do caminho, no dia a dia, na vida real como costumo dizer, temos “ladrões de foco” que nos desviam do caminho, e não podemos esquecer de que, sem foco, sem determinação, sem um objetivo claro e definido, fica muito mais difícil chegar lá. Já diria um sábio, no meu caso, já diria o meu professor de faculdade, Antonio Resca, “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve”.  E dizia isso subindo na mesa da sala de aula, tamanha a importância disto. Precisava chamar nossa atenção. FOCO pessoal. FOCO nos resultados. FOCO nos objetivos.

Ter Resiliência

Segundo a definição de resiliência, resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado normal. No mundo dos negócios, essa habilidade tem sido amplamente discutida. Em vendas não poderia ser diferente. Digo mais, em vendas, mais do que em qualquer outra profissão. Poucas profissões levam os profissionais que nela militam ao extremo das suas capacidades físicas e mentais. É porrada o tempo todo. É pressão o tempo todo. Pressão pelo fechamento. Pressão pelo resultado. Pressão pelo faturamento, pressão, pressão, pressão. E quando não alcançamos o objetivo? Porrada, porrada num nível hard. Mas nós, vendedores extraordinários, temos a capacidade de absorver toda essa pressão, toda essa porrada, absorvemos, respirarmos fundo, e utilizarmos isso como combustível para continuar o combate. Então, resiliência em vendas é tão sinérgico como arroz com feijão, como pão com manteiga, como café com leite, como bife com batata frita.

Por hoje é só tudo isso vendedores extraordinários.

BOAS VENDAS E VQV.

#GRATIDAO

#VENDASSEMPRESSAO

E aqui vai minha dica querido vendedor extraordinário:

Quais são os comportamentos ou habilidades limitantes que estão te impedindo chegar no próximo nível? Tome consciência, trabalhe e melhore essa habilidade que, sem dúvida nenhuma, os seus resultados chegarão ao próximo nível.

#gratidão

Boas Vendas e Vamos que Vamos (VQV).

Fábio Figueiredo